Suricate

Sistema de Gerenciamento de Tarefas e Projetos

O Suricate (Wekan) é um quadro kanban de código aberto que permite uma tarefa baseada em cartão e gerenciamento de tarefas.

Wekan permite criar Boards , nos quais Cards podem ser movidos entre um número de Columns . Placas podem ter muitos membros, permitindo fácil colaboração, basta adicionar todos que devem poder trabalhar com você no fórum, e você está pronto para ir! Você pode atribuir rótulos coloridos a cartões para facilitar o agrupamento e a filtragem; além disso, você pode adicionar membros a um cartão, por exemplo, para atribuir uma tarefa a alguém.

  • Wekan é usado na maioria dos países do mundo.
  • Wekan foi traduzido para cerca de 50 idiomas.
  • Características: Wekan tem interface de usuário em tempo real.
    
    Captura de tela

     

 

 

 

Como usar o WeKan para gerenciar seu trabalho

O WeKan adota o conceito Kanban e o coloca na Web em um formato fácil de usar.

Gerenciar seu trabalho – descobrir quais tarefas executá-las e agendá-las – pode ser difícil. Não apenas outras coisas estão competindo por sua atenção, há apenas muito tempo no dia para você fazer o que precisa ou quer fazer.

Existem inúmeras ferramentas que você pode usar para ajudar a gerenciar seu fluxo de trabalho. Você provavelmente usou ou testou como muitos (ou talvez até mais) do que eu. Um que eu acho eficaz é o WeKan .

O conceito

WeKan é uma ferramenta online que representa tarefas visualmente. É essencialmente uma versão de código aberto de um aplicativo da Web popular chamado Trello .

WeKan é baseado em uma idéia conhecida como Kanban . Kanban foi originalmente usado para agendar tarefas em fábricas. As tarefas foram representadas em cartões, que foram movidos através do processo de produção quando cada etapa foi concluída.

A ideia por trás do Kanban foi adotada por empresas de desenvolvimento de software que usam o método ágil de criação de software. Em vez de cartões, essas lojas começaram usando notas adesivas, que se movem através de um quadro branco que é dividido nas fases do ciclo de desenvolvimento de software.

O WeKan pega o Kanban e o coloca na Web em um formato gráfico e fácil de usar. Vamos dar uma olhada no uso do WeKan para gerenciar seu trabalho, mesmo se você estiver trabalhando sozinho.

Aprendendo a linguagem

Há um pouco de terminologia que você precisa aprender antes de poder usar efetivamente o WeKan:

  • Uma placa é o contêiner do seu projeto.

  • Uma lista representa um estágio do projeto, por exemplo, “em andamento” ou “concluído”.

  • Um cartão representa uma tarefa.

Isso não foi muito difícil, foi? Vamos mergulhar usando o WeKan.

Indo pro trabalho

Quando você entra no WeKan, você é levado a uma lista de placas. Clique ‘Adicionar quadro’. Você pega um tabuleiro vazio que se parece com algo assim:

Adicionando um novo quadro no Suricate

O quadro é uma tela em branco na qual você precisará colocar algumas listas que, como mencionado acima, descrevem os estágios do seu projeto. Digite um nome para a lista em  ‘+ Adicionar lista’ e clique em Salvar. Repita isso para todas as listas que você deseja adicionar ao seu quadro. (Para este exemplo, minhas listas são chamadas “Para fazer”, “Em andamento” e “Concluído”.)

Adicionando uma lista no Suricate

Em seguida, adicione alguns cartões à sua primeira lista, a da esquerda, que atua como a área de teste das suas cartas. Clique em ‘+ Adicionar cartão’ descreva a tarefa; Por exemplo, escreva o post do blog anunciando o livro . Quando estiver pronto, clique em ‘Novo’.

Adicionando um cartão à lista no Suricate

Mais uma vez, repita isso até criar todas as cartas de que precisa. Você sempre pode adicionar mais cartões depois.

Trabalhando com seus cartões

Quando você começar a executar tarefas, mova seus cartões de uma lista para outra. Basta clicar e arrastar o cartão com o mouse. Ao concluir as tarefas, continue movendo as cartas até que todas estejam na sua lista de ‘Finalizados’ (ou qualquer nome que você tenha dado).

Enquanto um projeto está em andamento, sua placa deve ser algo como isto:

Visão geral do progresso

Os cartões no WeKan são bastante flexíveis. Clique em um cartão para abrir um painel de propriedades.

Visualizando um cartão no Suricate

Nesse painel, você pode adicionar um rótulo ou um comentário ao cartão. Se você clicar nas três linhas horizontais no canto superior direito do painel de propriedades, poderá adicionar um anexo (como uma imagem ou documento) ao cartão, definir uma data de início e de vencimento ou mover  o cartão para o arquivo-morto e muito mais.